quinta-feira, 17 de março de 2016

"O atleta pode alcançar estados de consciência jamais sonhados. Quando o atleta flui, é conduzido a um nível de consciência que nunca imaginou. Isso se dá porque o esporte, como atividade que favorece o fluir, apresenta característica dinâmica, ou seja, leva o atleta a buscar constantemente desenvolvimento e descoberta. O atleta se torna uma pessoa mais sofisticada e complexa em termos psicofísicos.Tais qualidades têm repercussão também na vida do atleta fora do esporte."
"Experiência autotélica. No 'fluir', o fim (objetivo) da atividade (aqui o esporte) está em si mesmo. Pode ser, a princípio, que a prática de um esporte tenha um objetivo específico. Mesmo assim, a atividade absorve o atleta e torna-se inconscientemente (intrinsicamente) gratificante. O que distingue a experiência autotélica é que a pessoa envolvida libera energia psíquica (atenção) na própria atividade e não em suas consequências. Aquilo que o mantém treinando é a satisfação em jogar, logo ele está envolvido em uma atividade autotélica. O sentimento de satisfação de realizar uma tarefa é a característica principal daquilo que é autotélico.
"Este item é uma adaptação daquilo que Csikszentmihalyi denominou self autotélico e personalidade autotélica. Com base no significado da palavra autotélico, para um atleta de futebol que joga fundamentalmente para se divertir, tal atividade poderá ser uma experiência autotélica. No entanto, se ele joga visando basicamente ganhar dinheiro e/ou ficar famoso, será uma experiência exotélica, motivada por um objetivo externo. Para o atleta autotélico, mais valiosas são as vivências proporcionadas pela própria atividade. Quando o atleta é capaz de confrontar os desafios com envolvimento e entusiasmo, pode-se dizer que ele tem uma personalidade autotélica."
"O tédio e a ansiedade são experiências que distanciam os atletas do fluir, pois são negativas para o ser humano."
"Fluir, esporte e qualidade de vida. O fluir facilita as realizações e o desenvolvimento pessoal, tanto em relação a qualquer atividade esportiva como no intuito de melhorar a qualidade de vida. O flow-feeling, ou fluir, contribui para uma vida potencialmente mais dinâmica, envolvente, significativa e recheada de alegria. O fluir é importante porque torna o momento mais agradável - cria autoconfiança e harmonia - libera energia psíquica - faz com que a alienação dê lugar ao envolvimento - permite que a satisfação de lugar ao tédio - transforma a impotência em percepção de controle e modifica a vida." (Renato Miranda / Maurício B. Filho)