segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Verbo que alimenta

As palavras como substantivos fazem a gente saborear a frase do prato principal... E nada como os temperos para adjetivar espetacularmente nossas sensações, numa mistura de versos rimados. Então os acentos, as conjunções, as exclamações, adicionando molhos e azeites ancestrais a esta bela prosa poética diante de mim, entremeada de talheres e delicados guardanapos. Não! Deixem as estrofes para o verso final, o líquido alquímico da bebida fresca e rara. Os verbos fazem, criam, cozinham, decoram todo este grandiloquente pequeno banquete. Viviane Anetti, para todas as cozinhas poematizadas do mundo.
Declaro amor às palavras e ao alimento.

domingo, 29 de novembro de 2015

< Mantenha a paz sempre que puder. Se não puder, afaste-se.>
< Frescor físico e mental. > (Chopra/Rudolph Tanzi)

amor, amoriolinos



Sem poetar. Apenas estive imaginando. O Amor se pensa com o 'a' minúsculo, em demonstrando a simplicidade, simplesmente ser... Ele não é um ministro, ele não é um rei, ele não tem títulos. Ele é uma pequenina pessoa, mais relevante (e revelante) que todas. O amor anda pelas ruas, toca os olhares, colhe as frutas, faz uma ceia, observa as folhas do outono, ele está próximo de nós. É leve, resistente e poderoso.


Já era hora...

... porém receio, a serem enquadrados em um sistema, e através de quem, no Brasil? Em princípio, significa um passo, um foco em direção aos sobredotados. Benzadeus.
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/11/24/politica-para-superdotados-sera-analisada-em-plenario
<... substitutivo a projeto de lei (PLS 254/2011) de Marcelo Crivella (PRB-RJ) ...>
< Durante a discussão na comissão, Paim disse acreditar que o atual modelo educacional brasileiro ainda não consegue explorar com efetividade o potencial desse tipo de aluno. Os estudantes estariam em uma condição de “invisibilidade”, o que traz prejuízos para eles e para o país. >   
*
< Saber, é ter uma melhor visibilidade sobre si e sobre o mundo. É compreender que sua diferença se explica, que ela tem um nome, que se pode falar dela e explicitá-la. E isto muda tudo.
Inteligente de outra maneira/ O que se associa: uma inteligência quantitativamente elevada (aquela dos mais inteligentes que a norma) mas adaptada às exigências do meio ambiente e uma inteligência qualitativamente diferente cujo modo de funcionamento pode ser uma fonte de sofrimentos, aquela dos sobredotados (inteligentes de outra maneira).
A criança sobredotada é uma criança atípica, ela se tornará então um adulto singular. ... Ela tinha compreendido desde muito tempo... / Que quando se é adulto, se está só, mesmo rodeado de amor. / do muito pensar à impulsividade / ... Mas eu sei também que as faíscas de pensamento reacendem essa vivacidade intelectual sempre intacta e a qual, apesar de tudo, o adulto sobredotado continua a se conectar em segredo. / fina compreensão das coisas / como se a representação corrente de uma grande inteligência supusesse a obrigação de uma explicação? / o tempo: estar sempre deslocado / é clássico na vida do sobredotado, fuga do tédio / inadaptação social vem de  sua inteligência sulfúrica / situações que valem ouro, ao passo que para os outros isso será alguma coisa como as outras /  como se imagem de un espèce d'idiot  / juste différent / O que se minimiza: a extrema inteligência é indissociável da extrema sensibilidade, da extrema receptividade emocional. • O que se oculta: a hiperinteligência e a hipersensibilidade vulnerabilizam e fragilizam. • O que se ignora: sentir e perceber com uma lucidez afiada todos os componentes do mundo material e das relações humanas gera uma reativação emocional constante, fonte de uma ansiedade difusa.   
(...) As chaves essenciais ~ Sentir-se ao mesmo tempo como os outros e entretanto diferente. Mas diferente em quê? Por quê? 
A necessidade de guardar esta diferença toda querendo a todo preço <ser normal>, quer dizer dentro da norma.
A sensação que, se não se reage como os outros, não são os outros que podem ser colocados em causa, mas si mesmo. E, como o quer o pensamento comum: seu eu não sou <como os outros>, se eu não reajo <como os outros>, se eu não compreendo <como os outros>, então eu sou louco.
A necessidade de ser compreendido, tal como se é verdadeiramente. Os sobredotados partilham com a população afim num ponto central de funcionamento: sua diferença de adaptação ao mundo. Uma maneira de <estar no mundo>, que os distingue dos seus semelhantes. Então, às vezes, a confusão se instala, ... quando na verdade se trata de uma personalidade extraordinária, no sentido etimológico, quer dizer, fora do ordinário. Isto faz uma imensa diferença!
Então, sim, eu venho dizer a todos esses adultos sobredotados, aqueles que o sabem, aqueles que o compreenderam, aqueles que o ignoram tudo sentindo: vocês são pessoas singulares: - com sua forma de pensar- um modo de raciocínio, - uma maneira de perceber, de compreender e de analisar o mundo, - uma sensibilidade exacerbada, - uma emotividade transbordante, - uma necessidade de saber e de mestrado incoercível, - uma receptividade emocional intensa, ao ambiente, aos outros, - uma necessidade de questionamento e de colocação em questão incessante, de tudo, todo o tempo, - uma lucidez aguçada que vos deixa raramente em paz, (...)
... que fazem de vocês <estrangeiros> entre os outros ao passo que seu desejo mais íntimo seria de serem aceitos pelo mundo que vocês compreendem muito, tudo em não compreendendo nada, que vocês procuram aprisionar e que parece sempre escapar, pelo qual vocês quereriam vos fazer adotar e que vos rejeita a partir do momento que vocês vos exprimem...
Ser simplesmente comprendido. Compreendido na sua singularidade. Pois você não pede para ser compreendido ao fundo: você compreende bem que os outros não podem sempre vos seguir nos seus raciocínios, nos seus questionamentos, na sua sensitividade, mas você pede somente ser honestamente compreendido num respeito mútuo de identidade de cada um. (...) Muito difícil efetivamente de compreender e aceitar que este ser inteligente e sensível teria podido agir, intervir, de forma tão inadaptada. Não se pode chegar a o crer. Frequentemente o sobredotado procurará vos persuadir que ele não o fez de propósito, que ele não pensou nas conseqüências, que ele não havia bem compreendido e, tão surpreendente e desconcertante que isto possa parecer, é verdade! O que o pode conduzir a impasses de comunicação: o outro não pode entender uma inverossimilhança igual e insiste. Então o sobredotado, no fim de argumentos justificáveis, deixa o <combate> . Ele se fecha, não diz mais nada, foge. Ele não sabe mais o que é preciso dizer e prefere se subtrair à confrontação por impotência de o afrontar. O outro não tem argumentos válidos, ele o sabe, mas o outro não pode admitir. >
(J. S. Fachin)
https://www.youtube.com/watch?v=5f5Zg9gFCLs   ce petit bon homme qui parle comme un grand. hiper sensible, devant où les insultes 'sont un martire, est-ce que je peux les attacher? mais pour les autres c'était la rigolade, je ne comprend pas..', il dit. 'Je pense que j'suis super fort; vraiment très seul parce que personne ne comprennais'.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Saideira do Brincante.


Gratidão!!!

Magia de noite! Tamanha festa no coração que tantão que cabia de gente!



nov/2015

*

<   vamos vadiar
      no claro da lua,
      na beira da praia,
     na roda da saia,
     vamos vadiar

    a maré que enche e vaza
    deixa a praia descoberta 
   vai-se um amor e vem outro
   nunca vi coisa tão certa    >
https://www.facebook.com/vivianeanetti.rissecaldeira.1/videos/vob.100006005384638/385253315018178/?type=2&theater Vamo vadiá - vídeo sambada.festa julina.julho2015 

< Senhores de presença nobre, senhoras de bom coração, é hora de dizer adeus e de beijar a vossa mão!> 

https://www.facebook.com/brincante.institutobrincante/
https://www.youtube.com/watch?v=vrerEO2UajQ Desassombrado

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sim. Sono, corpo, etc

<   Durante o sono profundo são fabricadas substâncias de alta complexidade - é o caso dos hormônios que regulam o organismo e que entram em ação conforme a necessidade.
É incongruente desperdiçar todo um maravilhoso trabalho feito com o corpo não dormindo o suficiente em qualidade e quantidade. O sono permite justamente a oportunidade de limpeza. O problema é que a nossa sociedade colocou o homem num tal nível de competividade, que o sono passou a ser um obstáculo. Dormir passou a ser sinônimo de pura perda de tempo.

O corpo é o caminho para o maravilhoso mundo interior.

Precisamos mudar radicalmente a forma de civilizar as pessoas, porque estamos tirando das crianças sua coerência com a vida, arrancando-lhes a originalidade, estandardizando a mediocridade. Esse tipo de 'educação' aplicada com tenacidade pelos pais tem dois aliados de peso - a religião e a escola - na ingrata tarefa da anulação. Hoje as religiões estão diferentes, mas antes existiam pecado e inferno. Era um verdadeiro terrorismo com as crianças. A escola é o desfecho da destruição da autoestima juvenil. E se o aluno tem em si uma força maior, algo que o faça insistir e ir um pouco mais longe, será massacrado pelo sistema. Será mandado para a diretoria, será suspenso. Esse é um perfil do desastre a que se condenam crianças e adolescentes.
Pais, escola e religião formam a base do que chamo de tripé da anulação: um bem-azeitado 'sistema de educação', catedráticos da castração do extraordinário potencial humano de que a criança é dotada.

Se você dá nota alta a acontecimento ruim, claro que vai sentir-se mal, mas se der notas altas somente a coisas boas, viverá sempre feliz. As pessoas positivas são otimistas porque conseguem otimizar a positividade.

O elogio é um ato de desprendimento e de confiança em si mesmo. Quem se sente superior elogia muito. O elogio talvez seja o ato de maior força na sociedade e deveria ser mais usado. Em qualquer lugar, é fulminante.

A atitude mental positiva é contagiante. Oportunidade de se deixar contaminar pela exuberância da vida.

Saúde é alegria de viver. É estar encantado com a vida. É ter entusiasmo, energia, vitalidade. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo. São milhões de mecanismos interagindo e movimentando o interior do seu corpo para que tudo funcione adequadamente. A pessoa encantada com a vida tem o cérebro trabalhando na formação de hormônios de altíssima qualidade que vão nutrir a perfeita elaboração da química interna nos bilhões de reações que ocorrem no organismo todo o tempo. O organismo é mágico.
Cada um deve trabalhar a saúde não só para mantê-la, mas para elevar seus patamares.

Quanto maior controle sobre o movimento você tiver, maior será sua inteligência do movimento.

Para colocar o corpo em movimento é necessário fazer um grande exercício emocional. A debilidade emocional dificulta passar do saber para o fazer.
Pelas conquistas do corpo, a pessoa atinge um tal poder emocional que seu espírito se eleva a outro patamar, fazendo surgir nele uma nova divindade.

Para que um hospital cinco estrelas se você pode optar por um trabalho de saúde cinco estrelas que o dispensará de ter de utilizar este hospital?

Nossos pensamentos exercem influência direta sobre o corpo e seu metabolismo. Mas a mente também depende do corpo para formular os pensamentos, pois tudo que chega ao cérebro chega por intermédio dos órgãos dos sentidos.
O cérebro é capaz de perfazer hormônios de alta qualidade, ou de péssima qualidade, e lançá-los na corrente circulatória. Você precisa estar muito alerta em relação a seu pensamento. È necessário orientar corretamente seu cérebro para lhe enviar coisas boas e positivas. Ele é o mais dócil, precioso e poderoso participante de sua vida.

Respeite o seu corpo. Nas roupas que usa e não geram desconforto mas acariciam, deixando-o confortável. No que você come e bebe, sem exigir dos seus órgãos esforços brutais para digerir a agressão. No ar que respira, fresco, nutrindo e oxigenando seu sangue, sem entupi-lo de fuligem como se fosse um duto de gases tóxicos.

O homem não existe fora da natureza. Sentimos falta dessa outra vida que nos acompanhou durante tantos milhões de anos. É necessário ter a natureza por perto. O simples fato de sair do habitat urbano já causa uma revolução interior, uma alegria orgânica, parece que o organismo começa a compartilhar de algo de que estava saudoso.

O que fará bem ou mal será a maneira que vai usar o movimento para compor a saúde. >

~ Nuno Cobra, preparador físico e
mental de Ayrton Senna e outros atletas 

curcuma - pour l'estomac/stress
la santé cardiovasculaire passe aussi pour les ômega3

acelga - consumida crua ou cozida, é uma valiosa fonte de ferro para
os atletas vegetarianos. A acelga possui talos crocantes e sabor delicado.
É excelente na construção e mineralização dos ossos, graças ao seu alto teor
de cálcio, além de ser rica em vitamina A. Contém selênio, zinco, vitamina E.
Acelga com gergelim. 1cebola bem picada / 1 colher (sopa) de azeite / 1 colher (sopa) de shoyu / 50g de sementes de gergelim / 300g de acelga.
Refogue a cebola no azeite até ficar macia. Junte o shoyu e as sementes de gergelim. Corte as folhas de acelga em tiras, coloque na panela e mexa até murcharem.

< Adoro praticar jejuns curtos, hoje mesmo o estou fazendo. Benefícios incríveis para a longevidade, imunidade e composição corporal!  http://blog.puravida.com.br/jejuns-curtos/ . Flávio Passos. >
Sua receita que amo demais:  mangalícia ~ manga delícia ~ bater manga e cardamomo no liqui, acrescentar coco ralado.

Abacate: Ótima fonte de gordura monoinsaturada saudável que contém 20 vitaminas, minerais e fitonutrientes. O abacate figura entre os verdadeiros superalimentos da natureza. Ele contém mais proteínas do que qualquer outra fruta: um só abacate fornece metade da dose diária recomendada de vitamina B6 - essencial para ajudar o organismo a liberar a energia do alimento.(alimentos ideais para atletas).

Alface no liqui c/água. Misture até que fique uniforme. Após o espinafre, o aipo, a maçã, a pera e bata novamente. Coentro, banana e limão no final.

Um pouquinho de tomilho, para crescer em aroma o almoço;
que ervinha mimosa, também fortalece os músculos cardíacos, tonifica o coração.Tem mais tomilho aí?

http://vivianeanetti.blogspot.com.br/2010/09/canela.html?spref=tw

France Culture. ces droles de zebres

http://les-tribulations-dun-petit-zebre.com/2015/11/11/ces-droles-de-zebres-france-culture-novembre-2015/