domingo, 29 de abril de 2012

Um grande meu prazer: cuidar da saúde!

Cuidar e ter cuidado da minha saúde durante toda a vida sempre foi um prazer para mim!
E nutrir e trazer ao paladar sensibilidades, do modo como este as solicita conforme o organismo vai lhe confessando e guiando.
Estive no paraíso! em alguns lugares onde composições sublimes, chefs de cozinha elaborando pratos com ingredientes frescos e tenros, também vindos da agricultura ecológica (plus,  confortable ambiance).
Pudera eu alimentar-me sempre com alimentos mais vivos e puros, afora ver-me sem tempo ágil para elaborá-los a todos, ou na ausência de restaurantes especiais para encontrá-los no corrido dia a dia.
Ainda assim, procuro incansavelmente, a cada escolha cotidiana, os alimentos que se aproximam do ideal para meu corpo.                                                                        

Assim, transcrevo a seguir algo que vem ao encontro do que procuro cultivar em minha vida:
"Comer é um ato de preservação emocional. A consciência de que o comer e o beber são, antes de tudo, atitudes configuradoras do caráter cultural de uma pessoa e verdadeiros exercícios de sensibilidade estética." (trecho transcrito de um livro)

sábado, 21 de abril de 2012

Moro nas terras da magia.

Habito nas terras da magia. Pertenço àquilo que é meu imenso universo interior, e lá transito em maravilha. Os livros, que sempre me acompanharam, são 'uma conversa com os homens mais inteligentes', com diria um filósofo, e levam-me em viagens bem longíquas, donde encadeio mais e mais diversidade aos meus registros vocabulares e imagens intermináveis. Um dos meus primeiros grandes presentes da infância, dado pelos meus pais, um dicionário, ainda existe, acabrunhado na estante, e fala do silêncio e do mundo que passa com infinitos vaivéns, porém abrigando as palavras que permanecem, e a seus intensos sinônimos. Comigo, o conforto, o claro, o decorativo, o acolhedor, o fresco, o solar.
Viviane Anetti
.

sábado, 14 de abril de 2012

morada


Dizer daquilo que moro.
Da morada torna-se pertencente.
Habitar uma estória contada, navegar numa chamejante luz opaca,
redesenhar memórias à luz do presente.
Livro de esperas, ansiosas alegrias,
detalhes rabiscados dos rascunhos ao lápis.

Viviane Anetti                         


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Humanismo


"Aquele que, não poupando esforços para realizar os seus fins, se domina a si próprio, merece a nossa mais profunda admiração. As grandes conquistas da humanidade são devidas a esses espíritos perseverantes e superiores."
"Desenvolvimento harmonioso das faculdades humanas, tendendo para os elevados fins da vida. Os homens sentirão, desse modo, a plenitude de suas forças; ser-lhes-á, particularmente, permitido satisfazer as necessidades morais e estéticas que tantos prazeres e alegrias trazem à vida, dignificando-se e embelezando-a." (excerto de um livro)