Dans la tête d'un surdoué.
Le rejet et l'incompréhension vécue par les surdoués.
💎https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1312580648952102&id=100006005384638
🍀 # Ser profundamente afetivo. Adultos que guardam este modo de funcionamento tão particular que os distinguem. Eles mesmos percebem, sem saber nomeá-lo, os outros sentem, mas atribuem-no a um traço de caráter, a uma originalidade, à personalidade "marginal", ou muito sensível de seu amigo... O adulto se acha assim pego, e desde sempre, num sistema de espelhos que refletem imagens de si mesmo multiformes e frequentemente deformadas.
Esse adulto tem necessidade de compreender quem ele é, como ele funciona, porque se o ama, porque ele é rejeitado, quais seus verdadeiros limites.
Alguns, jamais descobertos, vivem à margem.
Sua aflição singular não pode escapar aos clínicos de audição exercida e experta. O número de adultos sobredotados em ruptura com a vida e em sofrimento psicológico por vezes severo é elevado e convém considerá-lo em tal medida. Confiados aos profissionais não experts, ou, pior ainda, rejeitando o diagnóstico, eles se verão precipitados nas suas 'peregrinações' diagnósticas e terapêuticas que não farão mais que acentuar sua doença e seu profundo sentimento de solidão e de incompreensão.
Inteligência qualitativamente diferente.
Dizer ou não dizer? Poucos dos outros que lhe ouvem saberão integrar todas as nuances. Risco de zombarias e escárnios. Acarreta agressividade escondida, rivalidade, inveja, ciúmes, irritação, nas pessoas que convivem com esta 'zebrinha'.
Psicologicamente frágeis. Particularidades de viver e de pensar.
Parte infantil ainda muito presente. A capacidade de se maravilhar, por um nada, um todo pequeno nada.
Esqueçamos de imaturidade, e falemos de hipermaturidade. O sobredotado é um ser profundamente afetivo. Eis o que lhe dá por vezes este qualificativo de imaturo.
É um camaleão, para ajustamento às pressões do ambiente. Ele joga com sua inteligência e sua sensibilidade para sua adequação ao mundo.
Pode ser deprimido, pois tenta ser no exterior diferentemente do que vive no seu interior, por receio de ser rejeitado.
Ingenuidade marcante, expressão da credulidade. Ele crê no maravilhoso, no mágico. # (https://osobredotado.blogspot.com.br)