domingo, 28 de fevereiro de 2021

O adulto sobredotado.

 Dans la tête d'un surdoué.

Le rejet et l'incompréhension vécue par les surdoués.

💎https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1312580648952102&id=100006005384638

🍀  # Ser profundamente afetivo. Adultos que guardam este modo de funcionamento tão particular que os distinguem. Eles mesmos percebem, sem saber nomeá-lo, os outros sentem, mas atribuem-no a um traço de caráter, a uma originalidade, à personalidade "marginal", ou muito sensível de seu amigo... O adulto se acha assim pego, e desde sempre, num sistema de espelhos que refletem imagens de si mesmo multiformes e frequentemente deformadas.

Esse adulto tem necessidade de compreender quem ele é, como ele funciona, porque se o ama, porque ele é rejeitado, quais seus verdadeiros limites.

Alguns, jamais descobertos, vivem à margem.

Sua aflição singular não pode escapar aos clínicos de audição exercida e experta. O número de adultos sobredotados em ruptura com a vida e em sofrimento psicológico por vezes severo é elevado e convém considerá-lo em tal medida. Confiados aos profissionais não experts, ou, pior ainda, rejeitando o diagnóstico, eles se verão precipitados nas suas 'peregrinações' diagnósticas e terapêuticas que não farão mais que acentuar sua doença e seu profundo sentimento de solidão e de incompreensão.

Inteligência qualitativamente diferente.

Dizer ou não dizer? Poucos dos outros que lhe ouvem saberão integrar todas as nuances. Risco de zombarias e escárnios. Acarreta agressividade escondida, rivalidade, inveja, ciúmes, irritação, nas pessoas que convivem com esta 'zebrinha'.


Psicologicamente frágeis. Particularidades de viver e de pensar.

Parte infantil ainda muito presente. A capacidade de se maravilhar, por um nada, um todo pequeno nada.

Esqueçamos de imaturidade, e falemos de hipermaturidade. O sobredotado é um ser profundamente afetivo. Eis o que lhe dá por vezes este qualificativo de imaturo.

É um camaleão, para ajustamento às pressões do ambiente. Ele joga com sua inteligência e sua sensibilidade para sua adequação ao mundo.

Pode ser deprimido, pois tenta ser no exterior diferentemente do que vive no seu interior, por receio de ser rejeitado.

Ingenuidade marcante, expressão da credulidade. Ele crê no maravilhoso, no mágico. # (https://osobredotado.blogspot.com.br)

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Reverencia panteistica

 🌳☺&🐯   🌚🌟🌛🌍

Sou das regiões sem dimensões 🌍🗺

Possuo uma reverência panteística.

                             ☆

(• O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan e theos.• 

•  o panteísmo só admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste.

O panteísmo foi popularizado na era moderna tanto como uma teologia quanto uma filosofiabaseada na obra de Baruch de Espinosa, que escreveu o tratado Ética, uma resposta à teoria famosa de Descartes sobre a dualidade do corpo e do espírito. Espinosa declarou que ambos eram a mesma coisa, e este monismoterminou sendo uma qualidade fundamental da sua filosofia. Ele usava a palavra "Deus" para descrever a unidade de qualquer substância. Embora o termo "panteísmo" não tivesse sido inventado durante seu tempo de vida, hoje Espinosa é considerado como um dos mais célebres defensores da crença. •


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Discurso de Joaquin Phoenix contra a injustiça.

"Acho que às vezes sentimos ou fazem-nos sentir que lutamos por causas diferentes. Mas eu vejo semelhanças. Acho que quer estejamos a falar de desigualdade de género, racismo, direitos LGBT, direitos indígenas ou direitos dos animais, estamos a falar sobre a luta contra a injustiça.

Estamos a falar sobre a luta contra a crença de que uma nação, um povo, uma raça, um género ou uma espécie, tem o direito de dominar, usar e controlar outras/os com impunidade".

- Discurso de Joaquin Phoenix, após receber o Óscar para Melhor Ator pelo papel de "Joker".

 #oscars2020

“Nos achamos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e, quando ela dá à luz, roubamos seu bebê, mesmo que seus gritos de angústia sejam inconfundíveis. E então pegamos o leite que é destinado ao bezerro e o colocamos no café e no cereal. [ ...] Quando usamos o amor e a compaixão como nossos princípios orientadores, podemos criar, desenvolver e implementar sistemas de mudança que são benéficos para todos os seres sencientes e para o meio ambiente ". ~ Joaquin Phoenix

Foto: Jo-Anne McArthur / Animal Equality

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2582900468488771&id=116426248469551 

Na NaturezaSelvagem. Video


https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=183514772280156&id=173607789937521