https://www.youtube.com/watch?v=ZMBsJdNuxFg
(Jeanne Siaud-Facchin, psychologue clinicienne, specialiste des surdoués)
(…) Une façon d’être intelligent qualitativement singulière. Être beaucoup plus justement dans un traitement globale, un traitement aussi très en images, très visuaux-spaciale, ça veut dire multidistribué, on traite simultaneament l’ensemble des informations, qui son là, dans l’environnement. (…) un traitement très intuitif, três fulgurant, (…) sans avoir la possibilité d’expliciter par où ils sont passés au niveau des étapes de raisonnement. (…) on engage du fonctionnement affectif. On va trouver, au cerveau, des singularités au niveau du fonctionnement intellectual, on va trouver aussi des particularités dans la façon de réagir emotionnellement chez les surdoués, une reactivité particulière de l’amygdale, une petite partie du cerveau, le plus arcaïque, qui a la function de decode les émotions. Chez les surdoués, on a une vulnerabilité particulière de l’amygdale, ça veut dire que va déclencher un cataclisme émotionnelle chez les surdoués, ce qui donne aussi cette hypersensibilité et même cette hyperéstesie, c’est à dire, la capacité surdevelloppé de l’ensemble de cinc senses. Par à tous on a une vision centrale et une vision pheriphérique. Quand les surdoués, on a une vision pheriphérique qui va beaucoup plus loin. Ils ont les yeux derrière à la tête, et c’est vrai! Ils sont capables de traiter plusieurs informations auditives simultaneanés. Ils ont aussi l’empathie extremement élevés et raffinées, etc, (…).
Obrigada, Jeanne.
L'adulte surdoué: bien vivre sa douance
http://www.youtube.com/watch?v=N5fKllubB_o
La validation des effets de la pleine conscience sur l'apaisement émotionnel. Chez les surdoués, il a été montré une sensibilité particulière de l'amygdale, ce qui est à l'origine de l'hyper-réactivité émotionnelle et de la sensibilité exacerbée.
http://www.youtube.com/watch?v=5zM5WgH3JWM tellement vrai
Uma inteligência fora das normas, uma forma atípica de funcionamento intelectual, uma ativação dos recursos cognitivos cujas bases cerebrais diferem e cuja organização mostra singularidades inesperadas.
O que o Aurélio classifica como "indivíduo dotado de inteligência invulgar", a Ciência traduz como alguém que precisa de cuidados e estímulos para canalizar todo o potencial de suas habilidades de forma positiva. "Sem acompanhamento adequado, eles podem querer se igualar à média, atrofiando-se para ficar iguais aos outros. Podem se rebelar e usar seu potencial contra si mesmos", explica a presidente da Associação Brasileira de Superdotados.
... os sobredotados podem encontrar algumas dificuldades sociais e de convivência. Muitas crianças superdotadas procuram a companhia de pessoas mais velhas, na tentativa de encontrar pares com um mesmo nível de intelecto. Além disso, podem ocorrer nestas pessoas o desencadeamento do medo da não-aceitação social, sintomas de ansiedade, solidão e até mesmo de depressão.
Quando alguém ouve o termo "superdotado", a primeira imagem que vem à cabeça é a do gênio, que sabe tudo sobre todas as coisas, como Albert Einstein ou Leonardo da Vinci. Mas não é bem assim. Hoje, já é consenso que o superdotado não precisa ser bom em tudo. "Ele pode ter desenvolvimento abaixo da média em determinadas disciplinas ou não se sentir estimulado com o ensino convencional", afirma Marília Gonzaga, gerente do programa de apoio à aprendizagem de superdotados da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
É justamente o fato de ter habilidades surpreendentes em áreas específicas, mas de não ser, necessariamente, brilhante em tudo, o que diferencia o superdotado do gênio. "O gênio muda a concepção do mundo de sua época, com propostas inusitadas, antecipatórias. Já o superdotado faz propostas criativas, reformula soluções. Por isso, todo gênio é superdotado, mas nem todo superdotado é gênio", define a professora de Educação da Uerj Marsyl Mettrau, presidente da Associação Brasileira para Superdotados (ABSD).
O que o Aurélio classifica como "indivíduo dotado de inteligência invulgar", a Ciência traduz como alguém que precisa de cuidados e estímulos para canalizar todo o potencial de suas habilidades de forma positiva. Por isso, os especialistas alertam para a importância de monitorar os superdotados. "Sem acompanhamento adequado, eles podem querer se igualar à média, atrofiando-se para ficar iguais aos outros. Podem se rebelar e usar seu potencial contra si mesmos ou até se voltar contra o próprio grupo social", explica a presidente da ABSD.
Como os superdotados nem sempre tiram dez em todas as disciplinas, muitas vezes demoram a ser identificados por pais e professores, o que pode comprometer o desenvolvimento do potencial. Pior: sem os estímulos necessários, perdem o interesse pela escola.
(por vezes, alguns poucos autistas, são lembrados como sobredotados. Comparo os dois, um em uma extremidade, outro na outra. Um com sentidos mais limítrofes, outro os possuem como leques, mil antenas. Ambos, abundantemente sensíveis.)
Como os superdotados nem sempre tiram dez em todas as disciplinas, muitas vezes demoram a ser identificados por pais e professores, o que pode comprometer o desenvolvimento do potencial. Pior: sem os estímulos necessários, perdem o interesse pela escola.
(por vezes, alguns poucos autistas, são lembrados como sobredotados. Comparo os dois, um em uma extremidade, outro na outra. Um com sentidos mais limítrofes, outro os possuem como leques, mil antenas. Ambos, abundantemente sensíveis.)
Quando alguém ouve o termo "superdotado", a primeira imagem que vem à cabeça é a do gênio, que sabe tudo sobre todas as coisas, como Albert Einstein ou Leonardo da Vinci. Mas não é bem assim. "Ele pode ter desenvolvimento abaixo da média em determinadas disciplinas ou não se sentir estimulado com o ensino convencional", afirma Marília Gonzaga, gerente do programa de apoio à aprendizagem de superdotados da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Todo gênio é superdotado, mas nem todo superdotado é gênio.
J. Facchin: ... E sobretudo, sobretudo, guarde preciosamente vossa alma de criança, vossa ingenuidade refrescante, vossa criatividade fulgurante, vossa sensibilidade transtornante, vossa curiosidade sempre em alerta, vossa inteligência efervescente. Guarde todos esse tesouros que fazem de você um adulto, decididamente diferente. Entende, sente, vê diferente. Um adulto que não se tornará jamais uma “grande pessoa”, jamais 'um adulto'!
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