domingo, 10 de abril de 2016

expressões francesas

MON DIEU! 

Significado: “Ah meu Deus!” ~ Da mesma forma que no português é uma forma de expressar surpresa. Porque se expressar com um‘Nossa!’ ‘Oh!’ ou ‘Ah!’ nem sempre é o suficiente. É melhor utilizar ‘Mon Dieu!’ nesses casos. Obs: Para os falantes de português poderia ser também algo como: “‘Não pode ser!’ E para os falantes da língua espanhola ‘Pardiez!’, a forma mais usada para indicar surpresa.

S’AMUSER COMME UN PETIT FOU

Significado: Se divertir como um louco. Expressão que pode ser traduzido como: ‘Se divertir como nunca!’ – Você pode escutar essa expressão em qualquer festa, aniversário ou comemoração que você for em terras francesas. Seja em Paris, Lyon, Toulouse ou Nice.

ALLER, SORTIR EN BOÎTE

Significado: Sair, curtir a noite, dar uma volta! Junto com ‘S’amuser comme un petit fou’ é uma expressão mais utilizada para se referir aos passeios noturnos.

DORMIR À POING FERMÉS

Significado: Dormir de punho fechado! Uma expressão para dizer que ‘Dormir muito bem’. Mas você deve estar se perguntando, por que de punho fechado?. Bom, dormir assim pode parecer atitude de alguém intranquilo, que não está relaxado, porém isso nos remete a uma outra expressão comum que utilizamos por demais: “Dormir como um bebê!” – E vamos concordar que os bebês parecem dormir tranquilamente e com os punhos fechados!