quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Scientific American / Nuno Cobra / De Rose

- '... Embora este trabalho seja centrado no cérebro, todo o corpo comparece através das inúmeras interações dos mecanismos neurais com hormônios, vísceras e músculos. Sobressai a ideia de que a mente é um processo incorporado, uma função biológica que não existe além ou aquém do corpo, mas sim e sobretudo nele.
... ação dos hormônios, neurotransmissores, genes e proteínas que governam nossa vida. ... Mas seu cérebro não é só geografia: é química e eletricidade também. Todas essas regiões são formadas por células nervosas chamadas neurônios, que transmitem informações para todo o corpo. Alguns neurônios chegam a 1 metro de comprimento. Separados por intervalos microscópicos, conhecidos como sinapses. Cada neurônio pode se comunicar com centenas de milhares de outros por meio da liberação de neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem mensagens através dos intervalhos sinápticos - ou de um pequeno impulso elétrico.  Bilhões de finíssimos vasos sanguíneos (capilares) alimentam seu cérebro, carregando oxigênio, glicose, nutrientes e hormônios até as células cerebrais, para que elas possam cumprir sua função.
... No ápice de todo o sistema está o cérebro propriamente dito, com seus giros e sulcos - a parte que às vezes é chamada de 'jóia da coroa' do corpo. A verdadeira coroa é a camada tão fina quanto uma moeda do córtex cerebral (ou neocórtex) que recobre o cérebro propriamente dito. 
- '... O cérebro é capaz de mudar. Ele se adapta com as experiências internas e externas para assumir novas funções. Quanto mais você repetir uma ação ou pensamento, mais espaço cerebral lhe será dedicado.
... A meditação e o exercício físico [e aprender coisas novas] o mantêm forte, além de  produzir hormônios de excelente qualidade. 
... Num nível sutil, sua mente se funde às forças criativas do Universo. 
... o ego faz racionalizações para restringir a consciência da pessoa, que por sua vez limita a atividade cerebral. Deixando de lado a rica existência que as emoções oferecem, essa atitude vai contra a evolução. O cérebro usa as emoções para atender a nossas atividades instintivas, destinadas a garantir a sobrevivência. Usar as emoções para fortalecer sua paixão.
... A emoção é a rainha da vida. O seu estado emocional influi diretamente no funcionamento do organismo. Pelas conquistas do corpo, a pessoa atinge um tal poder emocional que seu espírito se lança a outro patamar, fazendo surgir nele uma nova divindade. As conquistas do corpo alcançam fulminantemente o espírito. Esse espírito se enaltece e eleva.
... A mente pode criar matéria. A emoção que se sente e o 'descuidado deslumbramento' são experiências que requerem do cérebro uma reação química. Sutis regiões da consciência. lugar onde reside o verdadeiro poder, onde o 'cérebro' não se acomoda em seu compartimento material, enquanto a 'mente' flutua leve, acima.'
-  De Rose: '- 'Égregora provém do grego 'egrégoi', e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas quando se reúnem para qualquer finalidade. ~ A égregora se realimenta das mesmas emoções que a criaram. Como ser vivo, não quer morrer e cobra o alimento aos seus genitores, induzindo-os a produzir as mesmas emoções.'