quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sim. Sono, corpo, etc

<   Durante o sono profundo são fabricadas substâncias de alta complexidade - é o caso dos hormônios que regulam o organismo e que entram em ação conforme a necessidade.
É incongruente desperdiçar todo um maravilhoso trabalho feito com o corpo não dormindo o suficiente em qualidade e quantidade. O sono permite justamente a oportunidade de limpeza. O problema é que a nossa sociedade colocou o homem num tal nível de competividade, que o sono passou a ser um obstáculo. Dormir passou a ser sinônimo de pura perda de tempo.

O corpo é o caminho para o maravilhoso mundo interior.

Precisamos mudar radicalmente a forma de civilizar as pessoas, porque estamos tirando das crianças sua coerência com a vida, arrancando-lhes a originalidade, estandardizando a mediocridade. Esse tipo de 'educação' aplicada com tenacidade pelos pais tem dois aliados de peso - a religião e a escola - na ingrata tarefa da anulação. Hoje as religiões estão diferentes, mas antes existiam pecado e inferno. Era um verdadeiro terrorismo com as crianças. A escola é o desfecho da destruição da autoestima juvenil. E se o aluno tem em si uma força maior, algo que o faça insistir e ir um pouco mais longe, será massacrado pelo sistema. Será mandado para a diretoria, será suspenso. Esse é um perfil do desastre a que se condenam crianças e adolescentes.
Pais, escola e religião formam a base do que chamo de tripé da anulação: um bem-azeitado 'sistema de educação', catedráticos da castração do extraordinário potencial humano de que a criança é dotada.

Se você dá nota alta a acontecimento ruim, claro que vai sentir-se mal, mas se der notas altas somente a coisas boas, viverá sempre feliz. As pessoas positivas são otimistas porque conseguem otimizar a positividade.

O elogio é um ato de desprendimento e de confiança em si mesmo. Quem se sente superior elogia muito. O elogio talvez seja o ato de maior força na sociedade e deveria ser mais usado. Em qualquer lugar, é fulminante.

A atitude mental positiva é contagiante. Oportunidade de se deixar contaminar pela exuberância da vida.

Saúde é alegria de viver. É estar encantado com a vida. É ter entusiasmo, energia, vitalidade. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo. São milhões de mecanismos interagindo e movimentando o interior do seu corpo para que tudo funcione adequadamente. A pessoa encantada com a vida tem o cérebro trabalhando na formação de hormônios de altíssima qualidade que vão nutrir a perfeita elaboração da química interna nos bilhões de reações que ocorrem no organismo todo o tempo. O organismo é mágico.
Cada um deve trabalhar a saúde não só para mantê-la, mas para elevar seus patamares.

Quanto maior controle sobre o movimento você tiver, maior será sua inteligência do movimento.

Para colocar o corpo em movimento é necessário fazer um grande exercício emocional. A debilidade emocional dificulta passar do saber para o fazer.
Pelas conquistas do corpo, a pessoa atinge um tal poder emocional que seu espírito se eleva a outro patamar, fazendo surgir nele uma nova divindade.

Para que um hospital cinco estrelas se você pode optar por um trabalho de saúde cinco estrelas que o dispensará de ter de utilizar este hospital?

Nossos pensamentos exercem influência direta sobre o corpo e seu metabolismo. Mas a mente também depende do corpo para formular os pensamentos, pois tudo que chega ao cérebro chega por intermédio dos órgãos dos sentidos.
O cérebro é capaz de perfazer hormônios de alta qualidade, ou de péssima qualidade, e lançá-los na corrente circulatória. Você precisa estar muito alerta em relação a seu pensamento. È necessário orientar corretamente seu cérebro para lhe enviar coisas boas e positivas. Ele é o mais dócil, precioso e poderoso participante de sua vida.

Respeite o seu corpo. Nas roupas que usa e não geram desconforto mas acariciam, deixando-o confortável. No que você come e bebe, sem exigir dos seus órgãos esforços brutais para digerir a agressão. No ar que respira, fresco, nutrindo e oxigenando seu sangue, sem entupi-lo de fuligem como se fosse um duto de gases tóxicos.

O homem não existe fora da natureza. Sentimos falta dessa outra vida que nos acompanhou durante tantos milhões de anos. É necessário ter a natureza por perto. O simples fato de sair do habitat urbano já causa uma revolução interior, uma alegria orgânica, parece que o organismo começa a compartilhar de algo de que estava saudoso.

O que fará bem ou mal será a maneira que vai usar o movimento para compor a saúde. >

~ Nuno Cobra, preparador físico e
mental de Ayrton Senna e outros atletas