sábado, 11 de junho de 2016

plus proches que vous ne croyez


"Mettre un surdoué sous un manager moyen, bosseur et politique est catastrophique"
< . Particularidades dos sobredotados inacessíveis a uma compreensão e análise clássicas.
. Parecidos, mas tão diferentes.

Uma diferença no tempo gera sempre problemas de comunicação com os outros: não se compreende, não se está sincronizado. Não estar certo sobre o mesmo tempo: o grande malentendido com o mundo! 

Forma atípica de funcionamento intelectual. Levar em conta este funcionamento sob duas versões: intelectual e afetivo. Planos afetivo e cognitivo. Estão intrincadas.

Ele abandona e cada vez que ele visa um novo projeto, sua análise extralúcida os faz perceber as falhas e os limites. Então ele procura outra coisa. Um dia, em curso de sessão, ele me diz: < Como pode você me compreender já que você não é sobredotado? Você terá seus limites. Você pode compreender a teoria, mas não o que eu vejo. > Ufa, é preciso entendê-lo mesmo!  > (J.S.Facchin)
(...) Saber, é ter uma melhor visibilidade sobre si e sobre o mundo. É compreender que sua diferença se explica, que ela tem um nome, que se pode falar dela e explicitá-la. E isto muda tudo. / Il est passioné par tout et change souvent de centre d'intérêt. / Que quando se é adulto, se está só, mesmo rodeado de amor. / Mas eu sei também que as faíscas de pensamento reacendem essa vivacidade intelectual sempre intacta e a qual, apesar de tudo, o adulto sobredotado continua a se conectar. Em segredo. / Fina compreensão das coisas. / Como se a representação corrente de uma grande inteligência supusesse a obrigação de uma explicação? (J.S.Facchin)  
Apresenta características que facilitam a detecção, como curiosidade, gosto por desafios, hiperatividade. Muitas vezes, são rotulados como alunos com déficit de atenção e também como crianças-problema por adquirirem comportamentos influenciados pelo ambiente onde estão inseridos. (Ada C.G.T., APAHASD)

Le surdoué conservera ses caractèristiques de surdoué pendant toute sa vie. Et même s'il n'accomplit chose de remarquable vue pour le majorité!
Tout dans la société est prévu pour les gens « normaux » (ce n’est pas péjoratif bien évidemment, mais je ne sais pas comment le dire autrement, bien que les surdoués soient aussi des gens normaux dans leur différence!)

ADULTES  SURDOUES

« Je me heurte parfois à une telle incompréhension de la part de mes contemporains, qu’un épouvantable doute m’étreint : suis je bien de cette planète? Et si oui cela ne prouve-t-il pas qu’eux sont d’ailleurs?  » Pierre Desproges