segunda-feira, 10 de agosto de 2015

agricultura / Ponta da Praia

http://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/2098-dinamarca-o-primeiro-pais-que-por-lei-so-tera-agricultura-organica
*
"Defesa da Praia da Ponta da Praia.


A praia da Ponta da Praia, por ser um espaço que compõe a identidade paisagística de nossa cidade, bem como de cultura, lazer e turismo, necessita, com urgência, de medidas que garantam suas características anteriores à erosão, às futuras gerações. Queremos cobrar das autoridades soluções para as questões a seguir:
1. Questão ambiental: a faixa de areia compreendida entre a direção da rua Afonso Celso de Paula Borges e as proximidades do Aquário Municipal foi retirada pelos movimentos das marés e/ou por outras circunstâncias, e tais danos vêm aumentando gradativamente. Observa-se que a mureta vem sendo aumentada por este motivo, porém, sem que sejam mostrados à população estudos conclusivos sobre as causas de tal mudança na geografia do local. Há apenas monitoramentos que não buscam soluções.
2. Questão urbanística: com a ausência do controle ambiental, observa-se que as ressacas têm acarretado cada vez mais problemas no trânsito local, necessitando de medidas efetivas, já que a avenida paralela à praia é, além de uma via importante para a cidade, o trajeto de acesso às balsas.
3. Vocação da orla: juntamente com o avanço do mar, desaparece a vocação desse espaço da Ponta da Praia, que é de lazer e recreação à população, independente de classe social, etnia ou religião. Cabe ressaltar que o Aquário Municipal é o ponto da cidade que mais atrai turistas.
4. Questão ética e legal - É nossa intenção chamar à responsabilidade os poderes responsáveis pelo desenvolvimento sem controle, fazendo com que tomem providências para que os impactos ambientais, causados pelo desenvolvimento sem nenhum compromisso e preocupação com a comunidade, sejam corrigidos.
Depois de assistir de camarote a degradação silenciosa da Ponta da Praia, nobre, valioso e cobiçado patrimônio público de Santos, esta continua ameaçada pela inércia dos poderes, sem soluções para os danos apresentados." - Carta distribuída na praia destinado ao abaixo-assinado dos transeuntes e moradores, que aqui transcrevo.