domingo, 31 de maio de 2015

telomerase

Conhecendo detalhes como este, pessoas leigas tornam-se conscientes das complexidades de sua biologia, de alguns de seus aspectos e funcionamento, e dos bons proveitos de boas práticas, como:
"A meditação leva a um aumento de uma enzima importantíssima chamada telomerase. No final de cada cromossomo, há uma estrutura química repetitiva chamada telômero, que atua como um ponto no final de uma frase  - ele encerra o DNA do cromossomo e ajuda a mantê-lo intacto. Em virtude da divisão celular incompleta, os telômeros ficam menores, daí o risco de o estresse deteriorar o código genético de uma célula. Possuir telômeros saudáveis parece importante, por isso é tão bom que a meditação aumente a enzima que os repõe, a telomerase.
(...) Cada célula ouve secretamente o cérebro. Uma célular renal não pensa em palavras; mas participa silenciosamente desse pensamento. A meditação gera bem-estar na mente enquanto espalha silenciosamente a mesma sensação ao DNA, por meio de uma substância como a telomerase. Nada fica de fora do circuito de feedback.
A conexão mente-corpo é real, e as escolhas fazem a diferença."
(D. Chopra / Rudolph E. Tanzi)