O espirito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas
que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo.
Todos podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isso o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico.
Ela não tem dogmas nem Deus concebido à imagem e semelhança do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica .
Temos também a impressão de que os hereges de todos os tempos da história humana se nutriram com esta forma superior de religião. Contudo , seus contemporâneos muitas vezes os tinham por suspeitos de ateísmo, e às vezes, também, de santidade.
Considerados deste ponto de vista, homens como Demócrito, Francisco de Assis, Spinoza se assemelhavam profundamente.
Albert Einstein
Como Vejo o Mundo (cap. 1)
SAÚDE E SENSIBILIDADE. Crio um espaço de pensamentos e sensibilidades ligados ao corpo, ambiente no qual habitamos ao longo da vida. Gostaria de compartilhar com todos os que aqui chegam, ideias ligadas à ecologia corporal, ecologia interior, sustentabilidade. Cultura física e de alma. Esporte. Pensamentos fortes, músculos bons. Saúde, serenidade, felicidade. Todas, palavras que podem ser bastante pensadas e à procura de um humanismo inteiro e consciente. twitter.com/vivianeanetti
sexta-feira, 27 de março de 2020
quinta-feira, 26 de março de 2020
Albert Einstein. Como Vejo o Mundo.
O espirito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas
que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo.
Todos podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isso o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico.
Ela não tem dogmas nem Deus concebido à imagem e semelhança do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica .
Temos também a impressão de que os hereges de todos os tempos da história humana se nutriram com esta forma superior de religião. Contudo , seus contemporâneos muitas vezes os tinham por suspeitos de ateísmo, e às vezes, também, de santidade.
Considerados deste ponto de vista, homens como Demócrito, Francisco de Assis, Spinoza se assemelhavam profundamente.
Albert Einstein
Como Vejo o Mundo (cap. 1)
que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo.
Todos podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isso o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico.
Ela não tem dogmas nem Deus concebido à imagem e semelhança do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica .
Temos também a impressão de que os hereges de todos os tempos da história humana se nutriram com esta forma superior de religião. Contudo , seus contemporâneos muitas vezes os tinham por suspeitos de ateísmo, e às vezes, também, de santidade.
Considerados deste ponto de vista, homens como Demócrito, Francisco de Assis, Spinoza se assemelhavam profundamente.
Albert Einstein
Como Vejo o Mundo (cap. 1)